Buscar
  • desafiomecanico

Resumão da semifinal: Ana Paula x Ianatã

Em um batalha extremamente parelha, foi declarado um empate técnico e o retrospecto dos participantes teve que ser usado como quesito de desempate.

A paulista Ana Paula e o catarinense Ianatã Veiga protagonizaram o último duelo das semifinais, que consagrou o segundo grande finalista do Desafio Mecânico! Em uma batalha acirrada até nos detalhes, nossos jurados tiveram muito trabalho e, depois de declarado empate técnico, utilizaram o retrospecto dos participantes como quesito de desempate.


Nesta etapa do desafio, os competidores têm que realizar a desmontagem do manete e a sangria do freio Sram Guide RSC, em até 40 minutos. Na prova, foram utilizadas peças, ferramentas e insumos da mais alta qualidade, referências no mercado: Freio Sram Guide RSC, ferramentas Park Tool e o relógio Garmin Forerunner 245 que monitorou a frequência cardíaca das participantes durante toda a prova.


O confronto

Tanto Ana Paula, quanto Ianatã, afirmaram nunca ter trabalhado neste modelo de freio, logo, ambos começaram a prova abrindo o manual de instruções para seguir o passo a passo. Os jurados brincaram, alegando que, depois de tantas broncas, os participantes finalmente aprenderam que o manual deve ser o ponto de partida. Os dois competidores iniciaram a prova muito bem, seguindo o manual, fazendo o passo a passo corretamente e levantando poucos comentários dos jurados.

A prova seguiu e os primeiros erros foram aparecendo. Ana utilizou a ferramenta incorreta para abaixar o pistão e, só depois de perder alguns minutos, voltou atrás e fez o processo corretamente. Ianatã também se enrolou na hora de tirar uma pecinha do manete e, só após utilizar o alicate, conseguiu. Para os jurados, o catarinense estava um pouco mais ágil e confiante no início da prova, mas, do meio para frente, tudo se igualou e seguiu desta forma até o final.


O tempo estava chegando ao fim e os dois ainda nem tinham partido para a sangria. Ligeiramente perdidos com as pequenas peças, ambos viram o cronômetro zerar antes de terminarem os processos. Para complicar ainda mais a vida dos jurados, eles terminaram, praticamente, no mesmo ponto.


Avaliações dos jurados e desempate

Como já dito, o juri teve muito trabalho para tomar a decisão. As avaliações para ambos competidores foram praticamente iguais. Os dois começaram a prova bem, atentos ao manual, mas, ao longo do caminho foram se perdendo e se enrolando com o tempo. Por se tratar de um produto que eles nunca tinham trabalhado, além de todos os outros fatores, foi apontado pelos jurados que a entrega incompleta era algo compreensível.

O trio terminou as avaliações e voltou para a sala, mas, depois de uma longa discussão, foi necessário um deles voltar aos palcos do Desafio Mecânico para mais uma rodada de avaliações. Vini ficou encarregado dessa missão e reavaliou os manetes e os diafragmas dos dois freios. Após essa avaliação e mais uma longa conversa, foi declarado um empate técnico, pois os dois fizeram os mesmos processos, cometeram praticamente os mesmos erros e pararam no mesmo ponto.


Os jurados voltaram aos estúdios, acompanhado do gerente de produto da Sram, para explicar o veredito. O critério de desempate ficou por conta do retrospecto de cada um na competição até ali. Ana não conseguiu finalizar nem o tubeless na primeira fase, nem a suspensão nas quartas de final. Enquanto Ian, mesmo com algumas falhas, entregou os dois. Dessa forma, Ianatã foi consagrado como o segundo grande finalista da competição e irá enfrentar Carlos Eduardo na decisão.


No próximo episódio

Na próxima terça (31), a partir das 19h, você assiste a Grande Final do Desafio Mecânico!!! Depois de conhecermos histórias incríveis e vermos batalhas surpreendentes, vamos, finalmente, conhecer o grande campeão do Desafio Mecânico! Carlos ou Ianatã, quem será que leva o troféu de melhor mecânico de bicicletas do Brasil para casa? Façam suas apostas! Essa final vai ser emocionante do começo ao fim, você não pode perder!


Veja o episódio completo:


Texto por: Luis Gustavo de Carvalho

158 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo