Buscar
  • desafiomecanico

Resumão do oitavo episódio: Adevaldo x Gurae

O último episódio fechou com chave de ouro as oitavas de final do Desafio Mecânico. Agora, já conhecemos os oito classificados que ainda lutam pelo título!

Adevaldo Alves, de Gurupi-TO, e Gurae de Melo, de Cabo Frio-RJ, ambos de 36 anos, se enfrentaram no último confronto da primeira fase do Desafio Mecânico. O embate fechou com chave de ouro essa primeira bateria de duelos com uma disputa de alto nível, em que um erro custou caro.


Vale lembrar que nesta primeira etapa todos os participantes tiveram que efetuar uma montagem de tubeless em, no máximo, 15 minutos. Nas provas foram utilizados materiais, peças e insumos da mais alta qualidade, referências no mercado: rodas Mavic, selante Algoo, pneus Kenda e ferramentas Park Tool, além do relógio Garmin monitorando a frequência cardíaca de todos os participantes.


A batalha

Os dois mecânicos começaram a prova com muita tranquilidade, demonstrando conhecimento quando o assunto é montagem de tubeless. Apesar da mesma idade, Gurae possui mais experiência que Adevaldo na mecânica profissional. O carioca tem 23 anos no ramo profissional, enquanto Adevaldo tem quatro. Mas uma coisa é certa: a experiência, nem sempre, é determinante para o resultado final. Vimos, aqui mesmo, em outras batalhas, que a juventude já derrotou a experiência.

A prova seguiu muito equilibrada, até que os primeiros erros surgiram. Adevaldo furou a fita direto com a válvula ao invés de utilizar a ferramenta própria para isso, o que chamou a atenção dos jurados. Gurae, por sua vez, seguiu os procedimentos como manda o manual, não despertando nenhuma reação negativa dos jurados. Um erro em comum, apontado pelo trio, foi pela falta de calibragem dos pneus antes de injetar o selante, correndo o risco de um vazamento.


Próximo ao fim da prova, o erro determinante para o resultado final aconteceu. Adevaldo utilizou o alicate para apertar a válvula, o que, além de riscar a roda, pode dificultar uma possível troca durante um pedal. Os dois participantes terminaram dentro do tempo estipulado e, agora, só restava as considerações dos jurados para conhecermos o vencedor.


Avaliação dos jurados

O trio elogiou bastante o desempenho dos dois participantes, que demonstraram muita calma e dominância no assunto. Para o primeiro avaliado, Gurae, só sobrou elogios, salvo a exceção da falta de calibragem antes de injetar o selante. Fora isso, o trabalho do carioca foi impecável. O segundo avaliado, Adevaldo, também foi muito elogiado mas, no Desafio Mecânico, qualquer erro pode ser fatal. Os jurados repreenderam o uso do alicate, o que culminou em sua eliminação, cravando Gurae como o último classificado para as quartas de final.


Próxima fase

A partir do próximo episódio se inicia uma nova fase na competição! Dos 16 participantes, sobraram apenas 8 que seguem vivos na disputa para se tornar o melhor mecânico de bicicletas do Brasil! Se prepare para novas provas, novos desafios e novas emoções! A partir da próxima terça (20), às 19h, embarque conosco nesta nova etapa do Desafio Mecânico!!!


E pra você que chegou até aqui, sabia que está rolando um sorteio de uma incrível mochila de hidratação Thule Vital 3L em nosso Instagram? Clique Aqui para participar.


Veja o oitavo episódio completo:


Texto por: Luis Gustavo de Carvalho

105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo