Buscar
  • desafiomecanico

Resumão do quinto episódio: Giovanna x Ianatã

O quinto episódio do Desafio Mecânico teve um duelo tenso, com reviravoltas, mas de muito aprendizado e superação

Giovanna Moreira, 27 anos, de Santos-SP enfrentou Ianatã Veiga, 28 anos, de Imbituba-SC em um duelo tenso, mas repleto de força de vontade, superação e aprendizado. O catarinense veio com o objetivo de provar para a família que mecânica de bikes é uma profissão séria, enquanto a paulista queria provar o valor e incentivar outras mulheres em um ramo majoritariamente masculino.


Vale lembrar que nesta primeira etapa todos os participantes devem efetuar uma montagem de tubeless em, no máximo, 15 minutos. Nas provas foram utilizados materiais e insumos da mais alta qualidade, referências no mercado: rodas Mavic, selante Algoo e pneus Kenda.


A batalha

A prova começou tranquila para ambos os lados. Tanto Giovanna, quanto Ianatã pareciam demonstrar tranquilidade e conhecimento do assunto. Ao longo da prova, no entanto, foram aparecendo as primeiras dificuldades. Giovanna teve problemas ao esticar a fita de aro, fato que chamou a atenção dos jurados. Ricardo logo suspeitou que ela nunca teria montado um tubeless, o que foi confirmado pela própria competidora minutos depois. Em conversa com Marron, ela informou que apesar de conhecer os processos, nunca tinha montado um tubeless, pois em sua cidade é predominante o uso de bikes urbanas e não de competições.

Enquanto Ian seguiu a prova com rapidez e segurança, Giovanna encontrou mais dificuldades no caminho. Ela furou a fita com a tesoura e apresentou dificuldades em colocar o pneu. Tudo indicava que o catarinense iria levar a vitória com tranquilidade, porém um erro grave foi notado pelo trio de jurados. Ele colocou o pneu no sentido contrário, um erro crítico pois faz com que ele perca todas as características e tecnologia agregadas no pneu.


O duelo a partir daí ficou tenso. Caso a Giovanna conseguisse montar o pneu no sentido correto, a vitória muito provavelmente ficaria com a paulista. O tempo, no entanto, estava contra ela. Faltavam poucos minutos e a mecânica ainda não tinha conseguido encaixar o pneu. Só depois de muitas tentativas, ela decidiu usar a espátula, mas já era tarde demais. Ianatã terminou a prova com algum tempo de sobra e Giovanna até conseguiu encaixar o pneu, mas antes que ela pudesse colocar o selante, o tempo acabou.


Avaliação dos jurados e veredito

As primeiras observações foram direcionadas a Giovanna. Apesar de apontar os erros e dar alguns conselhos e dicas, os jurados elogiaram bastante a mecânica pela atitude e coragem de participar do desafio e se propor a fazer um processo que nunca tinha feito antes. Apesar de não ter concluído a prova, a paulista demonstrou muita força de vontade e perseverança.


O trio de jurados passou a avaliar o trabalho de Ianatã. O mecânico recebeu muitos elogios pela calma, segurança e organização demonstrada, mas não passou batido o seu erro com o pneu. Os jurados deram um "puxão de orelha" no mecânico pois nos dias de hoje os clientes estão cada vez mais exigentes e um erro como esse é considerado grave. Ianatã deixou claro que foi apenas uma falta de atenção e que o erro não iria mais se repetir. Os jurados se retiraram e em conjunto escolheram o vencedor. O apresentador Marron Biker revelou e sacramentou a vitória de Ianatã, classificado para as quartas de final.


Próximo episódio

Na próxima terça-feira (29), às 19h, terá um duelo de peso! Thiago Araújo, de Sobradinho-DF, está envolvido no ramo de bikes desde os 8 anos de idade Ele enfrenta Barb, de Amparo-SP, que é mecânico há 20 anos e compartilha seus conhecimentos no YouTube para milhares de pessoas. Mais um duelo que promete, não perca!


Veja o quinto episódio na íntegra:


Texto por: Luis Gustavo de Carvalho

283 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo